-
10 dias antes da cirurgia: Suspenda AAS e anti-inflamatórios
-
A partir de 7 dias antes da cirurgia: Caso esteja gripado ou resfriado, com febre ou tosse, marque retorno com o seu médico, que irá avaliá-lo e confirmar ou cancelar a cirurgia
-
Mantenha jejum absoluto (liquido e sólidos), o qual se inicia 8hs antes da cirurgia. Caso faça uso de alguma medicação para pressão, tireoide ou calmante, deverá mantê-la até o dia da cirurgia e tomá-la com apenas 5ml de água (medida copinho de café). Não se esqueça de relatar este fato ao anestesista
No dia da cirurgia:
-
Dirija-se ao hospital com cabelo seco.
-
Traga todos os exames realizados. Exemplo: laboratório, RX, tomografias, eletrocardiograma, etc.
-
Traga apenas objetos de uso pessoal, como chinelos, pijama, etc.
-
Não utilize maquiagem, esmalte, grampos e presilha de cabelos, lentes de contato, próteses, joias, piercing, talco, cremes e perfumes.
-
Um familiar ou responsável pelo paciente deverá permanecer no hospital durante a cirurgia, para que, encerrado o procedimento cirúrgico, o médico possa transmitir informações e orientações para o período pós-operatório.
-
Caso seu médico tenha várias cirurgias marcadas para o mesmo dia, a ordem para a sua realização será priorizada pelo mesmo.
-
Caso o anestesista constate que o paciente apresenta riscos para a anestesia – como secreção pulmonar, febre, tosse, crise hipertensiva, exames pré-operatórios insuficientes – a cirurgia será imediatamente suspensa.
-
Caso ocorra algum imprevisto e não se interne, avise seu médico e o hospital imediatamente.