• Talita Bortoluzzi

Como evitar o sangramento nasal

Com a diminuição da umidade e o ar frio nossa mucosa nasal 👃🏼 resseca podendo facilmente sangrar. Na grande maioria das vezes esse sangramento, chamado de Epistaxe, é auto limitado. Mas devemos ficar atentos pois podem ser causados por leves fissuras da mucosa nasal como também por tumores ou outras lesões mais sérias. Em casos de sangramentos frequentes o otorrinolaringologista deverá fazer uma avaliação.


Para parar o sangramento do nariz deve-se fazer compressão na narina com um lenço e aplicar gelo, respirar pela boca e manter a cabeça na posição neutra ou ligeiramente inclinada para frente. No entanto, quando o sangramento não resolva ao final de 30 minutos pode ser necessário ir no pronto socorro, para que o médico realize algum procedimento que controle a saída de sangue, como uma cauterização da veia ou coloque um tampão nasal, por exemplo.


Para evitar tal ressecamento e consequentemente os sangramentos devemos manter o ambiente sempre arejado e umidificado. A lavagem nasal com solução fisiológico 0,9% é extremamente importante e deve ser feita de preferência em abundância varias vezes ao dia.


Para mais dúvidas agende uma consulta 😉


Posts recentes

Ver tudo

©  2018 por Dra. Talita Bortoluzzi - CRM 151791

E-mail: talitabortoluzzi@yahoo.com.br

Tel: 12 3943-6677

Criado por Carolina Lopes Digital 

  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon

São José dos Campos - SP