• Talita Bortoluzzi

Frenulectomia , vc sabe o que é?

É a CIRURGIA para liberação do FREIO LINGUAL


O freio lingual é uma inserção fibro muscular que liga a porção inferior da língua ao assoalho da boca. Ele pode estar inserido muito próximo a ponta da língua e ser mais curto (anquiloglossia) tornando a língua menos móvel. Embora os pacientes portadores de freio lingual com inserção indevida possam estar totalmente adaptados a esta condição, uma inserção errada pode trazer sérios problemas de fonação e deglutição, sem contar que estas pessoas constantemente são alvo de brincadeiras, sendo chamadas de língua presa e outros adjetivos.


É aconselhável o acompanhamento fonoaudiológico após a cirurgia pois devido a imobilização e restrição de movimentos causados pelo freio lingual, alguns músculos acham -se atrofiados. Alguns pacientes, mesmo após a liberação das inserções, não conseguirão realizar todos os movimentos possíveis, se não submetidos a exercícios específicos.


O tratamento deve ser instituído o mais precoce possível. A cirurgia pode ser realizada desde recém nascidos até adultos. Pode ser feita com anestesia geral ou sedação em centro cirúrgico ou com anestesia local. 


Caso tenha mais dúvidas agende uma consulta.

Até breve


Posts recentes

Ver tudo