• Talita Bortoluzzi

Você sabe a diferença entre rinite e resfriado e gripe?

O que é rinite?

A rinite alérgica é um processo inflamatório da mucosa nasal decorrente de uma reação exagerada a uma ou mais substâncias, chamadas de alérgenos. Os alérgenos mais comuns são: ácaros, poeira; pelo, saliva, urina e fezes de animais domésticos; baratas; fungos; polens.

Já os cheiros de perfumes, cigarro, produtos de limpeza, tintas, inseticidas, fumaça; poluição; entre outros são irritantes das vias aéreas que agravam a inflamação e os sintomas causados pelos alérgenos.

Vale ressaltar que a rinite não é uma infecção, mas um processo inflamatório de hipersensibilidade da mucosa que reveste o nariz. Não é contagiosa, não causa febre, não compromete o estado geral do paciente e costuma ter duração variável, dependendo da intensidade e frequência de exposição aos alérgenos.


Resfriado e gripe?

Ao contrário da rinite, o resfriado e a gripe são causados por vírus. O primeiro é uma infecção que pode ser causada por inúmeros vírus, o mais comum é o Rhinovirus que desencadeia obstrução nasal, coriza, espirros e febre baixa. Já a gripe é ocasionada pelo vírus Influenza, que costuma provocar sintomas mais intensos que o resfriado como febre alta e dores no corpo, além da obstrução nasal, tosse e espirros.

Uma vez que essas doenças são muito semelhantes, a rinite alérgica costuma ser subdiagnosticada, pois muitos pacientes atribuem seus sintomas aos dos resfriados e gripes.


A recorrência dos sintomas e a ausência de febre devem atentar o paciente para a possibilidade de rinite alérgica.

Vale ressaltar que o próprio resfriado, ou a gripe podem agravar a inflamação da mucosa nasal de pacientes com rinite, piorando os sintomas.


Para mais dúvidas deixe aqui sua pergunta...

Vou adorar responder!

Posts recentes

Ver tudo